A rede social MySpace, que já foi a mais usada no mundo, foi vendida nesta quarta-feira (29) para a empresa Specific Media por R$ 55 milhões (US$ 35 milhões) – em 2005, o site havia sido comprado pelo conglomerado News Corpo por um
valor bem maior: R$ 910 milhões (US$ 580 milhões). A informação é do jornal Los Angeles Times.
O valor de mercado caiu bastante devido à popularizaçã
o do Facebook. O acordo com a Specific Media, uma companhia dedicada ao marketing online, põe fim a uma das fases mais mal-sucedidas da história da News Corp, que estava há algum tempo buscando um comprador para o site.
A mudança de proprietários provocou o início de um processo de demissões anunciado em janeiro, que afetará cerca da metade dos 500 funcionários do MySpace. O diretor-executivo da rede social, Mike Jones, anunciou em um memorando interno que abandonaria a empresa nos próximos dois meses.
Há dois anos, quando o Facebook superou o MySpace, a rede social focada em música contava com 1.400 funcionários.
A News Corp comprou o MySpace em 2005 num momento em que a rede social tinha 20 milhões de usuários por mês nos Estados Unidos e conseguiu elevar esse número para mais de 76 milhões em outubro de 2008. Mas o surgimento de novos concorrentes acabou prejudicando o sucesso do MySpace.
O site ainda recebe 35 milhões de usuários por mês nos Estados Unidos, um número muito inferior aos 157 milhões do Facebook, segundo dados da consultoria ComScore.
Calcula-se que o MySpace ganhará cerca de R$ 280 milhões (US$ 180 milhões) em publicidade em 2011, uma quantia quase três vezes menor que os R$ 950 milhões (US$ 605 milhões) que obteve em seus melhores momentos.
Nos últimos dois anos, a News Corp tentou concorrer firme com o Facebook, mas saiu derrotada da batalha, o que motivou a redefinição do MySpace, que se tornou uma plataforma centrada exclusivamente na promoção de conteúdos audiovisuais e de entretenimento que poderia ser vinculada a outras redes sociais, como o Facebook.A Specific Media, sediada no sul da Califórnia, tem a intenção de fazer o MySpace voltar a ser a rede social que era em sua origem, um site onde os fãs de música possam descobrir novas músicas e bandas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estamos sempre abertos para sujestões e críticas!! Dê sua opnião sobre o Blog !!