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Se você meu caro leitor, é o tipo de pessoa que gosta de estar sempre bem informada e gosta muito da arte que nos proporciona saber oque houve há milhões e milhões de anos este é o seu lugar. O blog é novo então lhes peço que se encontrarem notícias importantes, textos, sobre a história, deixem os links para que eu possa ver e se considerar importânte para meus leitores, postarei-os para melhor lhes informar, que é o princiopal objetivo da nossa eterna amiga "a história".

Erasmo de Rotterdam

27 de Outubro de 1466 —Basileia, 12 de Julho de 1536

O maior dos humanistas europeus, o que encarnou suas características com mais plenitude, e ao mesmo tempo aquele que obteve mais fama e teve a influência mais extensa, foi o holandês, Erasmo de Rotterdam. Foi um grande escritor latino, que impôs um estilo de peculiar correção e elegância e teve imitadores e admiradores em toda a Europa, que sentiu por ele vivo fervor, Escreveu uma série de livros muito lidos em todos os países, em especial o Elogio da Loucura (Laus stultitiae), o Enquirídion e os Colóquios. Erasmo , apesar de seu contato com os reformistas, manteve-se dentro do dogma, embora seu catolicismo fosse tíbio e sempre mesclado de ironia e crítica eclesiástica. Erasmo, cônego e próximo do cardinalato, não deixou de ser um cristão, talvez de fé menos profunda que a do homem medieval, mas de espírito aberto e compreensivo. Com todas as suas limitações e seus inegáveis riscos, Erasmo,que representava o espírito de concórdia numa época duríssima e violenta, é o tipo mais acabado do homem renascentista.

Fonte: História da Filosofia, Julián Marías, Págs. 208-209, Epanha, 1941.

domingo, 26 de junho de 2011

OQUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O URUBU


Se, inicialmente, para resolver o problema do voo, até o famoso pintor Leonardo da Vinci pensou numa asa batente , como na maioria dos pássaros, é por meio do desenho de um planador, que as ideias de voar começam a se desenvolver.

Sabe qual é uma conhecida ave que plana? Os urubus. Eles são excelentes planadores, capazes de passar o dia inteiro planando, sem fazer força, realizando voos em círculos por meio de térmicas, correntes ascendentes de ar quente.

E é exatamente um planador pequeno, de 1,50m de distância entre as asas, que o inglês George Cayley desenhou por volta do final do século XVIII. Cayley prevê as necessidades do voo, o melhor funcionamento da asa, um leme – para estabilizar o voo - e uma estrutura que sustente a asa e o leme, abandonando as asas que batiam.

O planador só se mantém no ar porque está andando: a passagem do ar pelas asas faz com que o planador tenha sustentação e se mantenha em equilíbrio. Consequentemente, a grande discussão começa a ser a localização das forças que proporcionam a sustentação. Era necessário alcançar equilíbrio na força de sustentação da asa, do peso e de um elemento que pudesse fornecer a direção, garantindo estabilidade.

Embora Cailey tenha feito um planador, o primeiro grande sucesso ocorreu por meio de um planador pilotado, inventado pelo engenheiro alemão Otto Lilienthal. Otto inclusive construiu um morro de onde chegou a realizar mais de 2000 voos!

As asas utilizadas por Otto eram grandes, de perfil circular, seguindo os conceitos de Cailey: asa, leme e um piloto controlando o equilíbrio, por meio do deslocamento do próprio corpo, fazendo com que o planador abaixe ou levante a frente do aparelho, ou caia para direita ou para esquerda.

Os primeiros voos planados já representam o prenúncio da asa-delta e de como ocorre o voo, embora ainda não se soubesse como eram exatamente os mecanismos de funcionamento. Por isso mesmo, em 1896, ocorre um grande acidente , com Otto, o precursor do voo livre.

Traumatizados com o falecimento de Otto e ainda sem entender a aerodinâmica do voo, para inibir o estol, os inventores buscam a solução de colocar o leme na parte da frente da asa.

Conhecida como Canard, esta configuração reduz o estol, se cair, não cai de bico, cai de barriga, podendo até machucar, mas com menos chance de ocasionar morte. Por outro lado, dificulta a manutenção do voo. Todos os primeiros planadores e aeroplanos, feitos a partir desta fase, tiveram o leme colocado na frente.


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