Descrição

Descrição

Se você meu caro leitor, é o tipo de pessoa que gosta de estar sempre bem informada e gosta muito da arte que nos proporciona saber oque houve há milhões e milhões de anos este é o seu lugar. O blog é novo então lhes peço que se encontrarem notícias importantes, textos, sobre a história, deixem os links para que eu possa ver e se considerar importânte para meus leitores, postarei-os para melhor lhes informar, que é o princiopal objetivo da nossa eterna amiga "a história".

Erasmo de Rotterdam

27 de Outubro de 1466 —Basileia, 12 de Julho de 1536

O maior dos humanistas europeus, o que encarnou suas características com mais plenitude, e ao mesmo tempo aquele que obteve mais fama e teve a influência mais extensa, foi o holandês, Erasmo de Rotterdam. Foi um grande escritor latino, que impôs um estilo de peculiar correção e elegância e teve imitadores e admiradores em toda a Europa, que sentiu por ele vivo fervor, Escreveu uma série de livros muito lidos em todos os países, em especial o Elogio da Loucura (Laus stultitiae), o Enquirídion e os Colóquios. Erasmo , apesar de seu contato com os reformistas, manteve-se dentro do dogma, embora seu catolicismo fosse tíbio e sempre mesclado de ironia e crítica eclesiástica. Erasmo, cônego e próximo do cardinalato, não deixou de ser um cristão, talvez de fé menos profunda que a do homem medieval, mas de espírito aberto e compreensivo. Com todas as suas limitações e seus inegáveis riscos, Erasmo,que representava o espírito de concórdia numa época duríssima e violenta, é o tipo mais acabado do homem renascentista.

Fonte: História da Filosofia, Julián Marías, Págs. 208-209, Epanha, 1941.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vendido por 11,2 milhões de euros Stradivarius bate recorde em leilão a favor do Japão


Um violino Stradivarius raro, apelidado de “Lady Blunt” por ter pertencido a Anne Blunt, neta do poeta inglês Lord Byron, bateu o recorde de venda em leilão, ao ser arrematado por 11,2 milhões de euros. O dinheiro tem como destino as vítimas do terramoto e do tsunami devastador que aconteceu no Japão em Março. Imagem do violino “Lady Blunt" (DR)

Segundo o comunicado da leiloeira londrina online Tarisio, que levou o instrumento à praça, o violino de 1721 foi comprado por um licitador anónimo, depois de uma disputada troca de licitações, quadruplicando o recorde anteriormente estabelecido. O instrumento, que gerou uma procura massiva, foi durante 30 anos propriedade de Anne Blunt, passando depois por alguns importantes coleccionadores. Mas a leiloeira assegura que o violino “está quase no mesmo estado em que estava quando saiu das mãos do seu fabricante”.

O instrumento foi oferecido pela fundação The Nippon Music Foundation, responsável pelo fundo a favor das vítimas do acidente no Japão, a Northeastern Japan Earthquake and Tsunami Relief Fund, que ficará agora encarregue de levar para o Japão o dinheiro conseguido no leilão.

“Enquanto o violino era muito importante para a nossa colecção, as necessidades dos nossos companheiros japoneses depois da tragédia do dia 11 de Março, mostraram-nos que os devemos ajudar de todas as maneiras possíveis”, escreveu em comunicado Kazuko Shiomi, presidente da fundação, garantindo que esta doação será “posta imediatamente em acção no Japão”.

Para Jason Price, director da leiloeira, foi “uma honra poder facilitar esta venda histórica para uma causa tão nobre”.

Este Stradivarius é um dos 600 violinos, violas e violoncelos ainda existentes do famoso criador italiano Antonio Stradivar. A última vez que foi posto à venda ao público foi em 1971, num leilão da Sotheby’s, onde foi comprado por 84 mil libras (95,7 mil euros), um recorde na altura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos sempre abertos para sujestões e críticas!! Dê sua opnião sobre o Blog !!