Descrição

Descrição

Se você meu caro leitor, é o tipo de pessoa que gosta de estar sempre bem informada e gosta muito da arte que nos proporciona saber oque houve há milhões e milhões de anos este é o seu lugar. O blog é novo então lhes peço que se encontrarem notícias importantes, textos, sobre a história, deixem os links para que eu possa ver e se considerar importânte para meus leitores, postarei-os para melhor lhes informar, que é o princiopal objetivo da nossa eterna amiga "a história".

Erasmo de Rotterdam

27 de Outubro de 1466 —Basileia, 12 de Julho de 1536

O maior dos humanistas europeus, o que encarnou suas características com mais plenitude, e ao mesmo tempo aquele que obteve mais fama e teve a influência mais extensa, foi o holandês, Erasmo de Rotterdam. Foi um grande escritor latino, que impôs um estilo de peculiar correção e elegância e teve imitadores e admiradores em toda a Europa, que sentiu por ele vivo fervor, Escreveu uma série de livros muito lidos em todos os países, em especial o Elogio da Loucura (Laus stultitiae), o Enquirídion e os Colóquios. Erasmo , apesar de seu contato com os reformistas, manteve-se dentro do dogma, embora seu catolicismo fosse tíbio e sempre mesclado de ironia e crítica eclesiástica. Erasmo, cônego e próximo do cardinalato, não deixou de ser um cristão, talvez de fé menos profunda que a do homem medieval, mas de espírito aberto e compreensivo. Com todas as suas limitações e seus inegáveis riscos, Erasmo,que representava o espírito de concórdia numa época duríssima e violenta, é o tipo mais acabado do homem renascentista.

Fonte: História da Filosofia, Julián Marías, Págs. 208-209, Epanha, 1941.

sábado, 31 de dezembro de 2011

TENTE OUTRA VEZ!


Já vivi 15 anos novos. Sendo que tenho consciência de ter vivido uns 5. Quer dizer, até os 10 anos para mim, Ano Novo só tinha um significado: festa. Viajar, se vestir de branco, ver os fogos e pular as ondas... Esse era o que significava Ano Novo para mim.
Hoje em dia me dou conta de que a virada do ano é algo que merece um pouco mais de atenção.
Quer dizer, o dia 31 de Dezembro, é não só o último dia do ano, (nem tampouco o fim, já que para mim é a contagem regressiva para o recomeço) mas uma espécie de repouso. Depois de uma ano com seja lá quantas dificuldades e alegrias tenhamos passados, chegamos finalmente ao "fim". Uma pausa para comemorar: Conseguimos!

É claro que nem tudo é rosas, não podemos esquecer que a nossa querida pátria não deixa de ter problemas. A mídia noticia o aumento no salário dos policias. A economia deu um salto e o nosso PIB (produto interno bruto) passou o da Grã-Betanha. As praias estão cheias, a novela está na melhor parte... blá, blá, blá...

Os professores continuam ganhando mal. A violência (admito, diminuiu), mas não acabou. A taxa de analfabetização ainda é grande, assim como a de mortalidade (por mais que venha diminuindo). E a Amazônia ainda sofre os danos e, se fosse uma pessoa, o maior mais importante bioma do planeta Terra estaria sob enorme pressão.
Eu particularmente não posso citar a Amazônia em um texto me lembrar da questão do Aquecimento Global. Aqui vai uma mensagem para os nossos queridos governadores: invistam em energia LIMPA. Energia eólica, solar, hidráulica, nuclear, enfim, por maior que seja o preço, na minha opinião vai ser bem mais lucrativo para o meio ambiente do que a tal da Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Bom, em mio a esses pensamentos acabei me desviando uma pouco do "foco" do texto. Enfim, um feliz Ano Novo para todos, que pensamentos melhores virão, e que talvez, se uma parte das pessoas passarem a pensar uma pouco mais nesse assunto, verão que el requer uma pouco mais de atenção. Até a próxima meus queridos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos sempre abertos para sujestões e críticas!! Dê sua opnião sobre o Blog !!